• Gazeta News

As 10 melhores curiosidades sobre o Planeta Terra

O Planeta Terra é incrível, pois, é o único da Via Láctea que abriga vida (que se sabe até o momento). A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar.


O Planeta Terra é incrível, pois, é o único da Via Láctea que abriga vida (que se sabe até o momento). A Terra é o terceiro planeta mais próximo do Sol, o mais denso e o quinto maior dos oito planetas do Sistema Solar. É também o maior dos quatro planetas telúricos. Nosso planeta é o lar de milhões de espécies de seres vivos. Ela formou-se há 4,56 bilhões de anos. Mas existem outros fatos sobre a Terra que talvez você não conheça. Neste artigo, mostraremos as 10 melhores curiosidades sobre o Planeta Terra.




10. As placas tectônicas são extremamente importantes
No Sistema Solar inteiro, o único planeta que realmente possui as chamadas placas tectônicas é a Terra. Praticamente flutuando no topo do interior do magma terrestre essas placas se movem umas contra as outras, e as colisões, por vezes, causam fenômenos geológicos, como terremotos. Porém, fora essa questão, as placas tectônicas possuem a sua serventia para o nosso planeta, mais especificamente para o ciclo do carbono.
Quando plantas microscópicas oceânicas morrem, elas caem no fundo desses locais. Além disso, esses restos de plantas são ricos em carbono. E, durante longos períodos de tempo, eles são transportados para o interior da Terra, onde são reciclados, o que faz com que o carbono da atmosfera seja retirado, e não soframos com o efeito estufa.

9. Dimensão da atmosfera da Terra
Continuando essas curiosidades sobre o planeta Terra, também podemos destacar a grande dimensão que a nossa atmosfera possui. Na verdade, até alcançar o espaço, são cerca de 10.000 km de distância percorridos, sendo que essa parte do planeta é dividida em camadas, com diferentes densidades, elementos e temperaturas. Portanto, a regra geral nessa questão é a seguinte: quanto mais distante for a distância com a superfície da Terra, menor é a pressão e a densidade do ar.
8. Como se formou a Terra
Cientistas acreditam que a Terra começou a se formar há cerca de 4,6 bilhões de anos atrás, ao mesmo tempo em que surgiam o Sol e os outros planetas do Sistema Solar. Inclusive, a teoria é de que uma gigantesca nuvem de gás e poeira (nebulosa solar) entrou em colapso por conta de sua gravidade, girando cada vez mais rápido e atraindo muito material para o centro, que virou o Sol. Já outras partículas colidiram e se grudaram, formando corpos celestes, e entre eles a Terra. Por sinal, cientistas acham que o nosso planeta começou como uma simples massa rochosa sem água.
7. Qual o tamanho da Lua da Terra?
A Lua da Terra (e é importante frisar que os outros planetas do Sistema Solar possuem suas luas) tem cerca de 3.474 km de largura, o que dá ¼ do diâmetro da Terra. Lembrando ainda que Mercúrio e Vênus não possuem nenhuma lua, enquanto que Saturno e Júpiter têm dezenas. A explicação mais aceita para a formação da nossa lua é que algum impacto tirou um pedaço do nosso planeta enquanto ele ainda era um corpo celeste primitivo, e esse pedaço ficou na nossa órbita até hoje. Inclusive, acredita-se que o objeto que atingiu a Terra e que tenha provocado o surgimento da lua tenha sido alguma massa que possuía o tamanho de Marte mais ou menos.


6. É o único planeta que não tem o nome de um deus mitológico
Em se tratando de curiosidades sobre o planeta Terra, uma informação bem interessante é que o nosso planeta é o único do Sistema Solar que não recebeu um nome que se referia a um deus mitológico. Por outro lado, os cinco planetas visíveis a olho nu (Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno) foram nomeados em tempos antigos. Mais tarde, esse método romano de nomeação também foi usado para Urano e Netuno. Já a palavra ''Terra'', vem do inglês antigo ''ertha'', que só significa terra mesmo, material sólido.


5. Qual a causa das marés na Terra?
Certamente, você já deve ter ouvido muito que em determinado local e horário a maré estará cheia ou não. Na verdade, o que influencia o nível das nossas águas é o poder gravitacional entre a Terra e a Lua. O nosso planeta tem uma gravidade que permite que a Lua esteja em sua órbita. A partir do momento em que ocorre o movimento de rotação, metade da Terra está voltada para a Lua, e a parte que estiver de frente para o satélite natural, terá maré alta, pois a gravidade da Terra estará concentrada na Lua.

4. Tempo exato de rotação e de translação da Terra
Todos sabemos que 1 dia na Terra possui 24 horas exatas e 1 ano, tem 365 dias. Porém, não é bem assim. Para falar a verdade, nosso planeta demora exatamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos para completar um movimento de rotação. Já para o movimento de translação (ao redor do Sol), o planeta leva 365, 2564 dias para fazer todo esse contorno. Então, o que é feito com o que sobra, os 0,2564 dias? É justamente o dia acrescido em fevereiro nos anos bissextos.

3. A água dos oceanos reflete fora do planeta
Uma das características primordiais da Terra é a presença de água. São cerca de 70% da superfície submersos nesse líquido. E, isso teria um efeito interessante para caso de fôssemos vistos por seres de outros planetas. Afinal, a água reflete muito bem a luz, e como a Terra é um planeta com muito desse líquido, seria muito fácil enxergar nosso lar a alguns milhões de quilômetros de distância.

2. Lugar mais quente da Terra já registrado
O ponto mais quente registrado na superfície terrestre tirando, obviamente, as elevadas temperaturas durante a erupção de vulcões, é El Azizia, localizado na Líbia. O maior registro de lá ocorreu em 13 de setembro de 1922, quando os termômetros atingiram 57,80°C, segundo o Observatório da NASA. Provavelmente houve locais mais quentes antes ou depois dessa data, mas com registro, esse é o recorde até o momento.

1. A Antártica é considerada um deserto
Um dos continentes mais fascinantes da Terra é a Antártica, localizada no extremo sul do mundo, com uma calota de gelo que contém nada mais, nada menos, que 70% da água doce de todo o planeta. Além disso, para finalizar essas curiosidades sobre o planeta Terra, mesmo sendo bastante frio na Antártica, tecnicamente, ela é considerada um deserto, já que recebe apenas 50 cm de precipitação ao ano, na maior parte das vezes, em forma de neve, evidentemente.

fonte:

Posts recentes

Ver tudo

© 2021 gazetanewspr.com.br